Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Conhecida popularmente como Erva-de-São Jorge, erva-de-gato, valeriana menor, entre outros. Possui ação anti-inflamatória, diurética, antidepressiva, anticonvulsiva, antiepiléptica, vasodilatadora, hipotensiva, sedativa e moderadora de apetite.
A valeriana funciona como um sedativo natural e é indicada como alternativa no tratamento de ansiedade, insônia e outros distúrbios do sono. As qualidades terapêuticas da valeriana são vastas incluindo cólicas abdominais, problemas digestivos, náuseas, perda de apetite, tensão muscular e doenças inflamatórias intestinais.
A valeriana não deve ser utilizada antes de dirigir ou por operadores de máquinas por causar sonolência. O seu uso é contra indicado em pacientes que façam o uso de ansiolíticos, barbitúricos e álcool. Não deve ser utilizada por gestantes ou lactantes, não é recomendada para crianças menores de 12 anos sem supervisão médica.
Efeitos colaterais – O uso excessivo da valeriana pode causar efeitos colaterais como: irritabilidade, insônia, arritmia e dores de cabeça.
Contra indicação – Seu uso está contra indicado em gestantes.